Criação
A Biblioteca da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) foi criada em 1993, na gestão do Diretor da escola, o magistrado Lourival Serejo (período de gestão: 1993 a 1994).Em 11 de novembro de 2016, a Biblioteca da ESMAM recebe o nome Biblioteca Desa. Madalena Serejo, em homenagem à Desa. Maria Madalena Alves Serejo por sua brilhante trajetória no Poder Judiciário maranhense e grandes contribuições da magistrada que impulsionaram a criação desse equipamento cultural para a ESMAM.
Missão
Prestar serviços de gestão da informação científica e institucional, preservar a produção bibliográfica e acadêmica produzidas pela Instituição, alinhar às práticas biblioteconômicas às políticas judiciárias e institucionais e sobretudo propiciar a construção de uma sociedade mais democrática e participativa por meio do acesso à informação.
Comunidade usuária
Composta por servidores(as), magistrados(as), estagiários(as) e dentre outros profissionais que possuem vínculo funcional com o Poder Judiciário maranhense.
Competência
Expressa na RESOLUÇÃO-GP 212020 (TJMA) que dispõe sobre o Regimento Interno da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão. O texto da citada resolução está consolidado a partir das alterações promovidas pela RESOL-GP- 432021 e RESOL-GP 922022.
Equipe
Manoelle Moraes dos Santos - CRB 13/921 (Supervisora de Documentação e Biblioteca da ESMAM)
Jakelina Maria das D. Portugal Fonsêca - CRB 13/519 (Analista Judiciária/Bibliotecária)
Joseane Cantanhede dos Santos - CRB 13/493 (Analista Judiciária/Bibliotecária)
Clarice Santos Figueiredo– Estagiária de Biblioteca